Projeto de Extensão LUTAH realizará cine para discutir o conceito de morte e do luto no âmbito infantil

Data de publicação: 18 de maio de 2018. Categoria: Sem categoria

O Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará realiza, na quinta (24), o CineLUTAH.  O evento consistirá na exibição do filme “O Enigma das Cartas”, seguido de debate. É voltado para estudantes e profissionais de saúde, de qualquer instituição, que se interessem pelo estudo dos processos emocionais e psicológicos que envolvem reações à perda, o luto e a morte.

O objetivo é mobilizar reflexões nos estudantes e profissionais sobre o entendimento do conceito de morte e do luto no âmbito infantil. Parte-se de uma compreensão sobre a morte como referência concreta e fundamental para a construção do significado da vida.

O CineLUTAH será das 12h às 14h, no 5º andar do bloco didático da Faculdade de Medicina (sala da graduação, Departamento de Saúde Comunitária), localizado entre a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e o Hospital Universitário Walter Cantídio. As inscrições serão feitas por e.mail (lutahufc@gmail.com) ou no local de exibição do filme, antes da sessão.

O evento terá a participação da assistente social Elisalda Gomes, profissional do HUWC com formação em Tanatologia; de Bruno Pizzol, estudante de medicina e bolsista do projeto de extensão LUTAH; e da profª Kelen Gomes, da Faculdade de Medicina.

Além do Departamento de Saúde Comunitária, promovem o evento o Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização em Saúde (LUTAH), da UFC, e a Internacional Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Os apoiadores são o Centro de Apoio ao Sujeito no Luto (CASULU), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e o Hospital Universitário.

Fonte: Profa. Kelen Gomes Ribeiro
Docente do Departamento de Saúde Comunitária