Professora aposentada do DSC receberá título honorífico da UFC

Data de publicação: 31 de julho de 2017. Categoria: Sem categoria

A Professora Dra. Maria Auxiliadora de Souza, que exerceu atividade docente no Departamento de Saúde Comunitária entre 1963 e 1989, receberá, no próximo dia 02 de agosto de 2017, o título honorífico de Professora Emérita da Universidade Federal do Ceará.

A cerimônia acontecerá na residência da professora homenageada e contará com a presença do Reitor da UFC, professor Henry Campos, da Diretora da FAMED, professora Valéria Goes Ferreira, e da Chefia do Departamento de Saúde Comunitária, representada pelo Prof. Luciano Correia.

O título de Professor Emérito é destinado aos docentes aposentados que tiveram dedicação integral ao ensino, pesquisa e extensão e se destacaram por ações relevantes ao longo da carreira. O título foi proposto pelo Departamento de Saúde Comunitária em 2015 e aprovado pelo Conselho Departamental da FAMED e pelo CEPE.

Maria Auxiliadora de Souza graduou-se em Medicina pela UFC em 1961; tem especialização em Vigilância Nutricional pela Johns Hopkins University, de Baltimore (USA); é mestra em Saúde Publica pelo Instituto de Medicina Tropical de Antwerpen (Bélgica) e doutora em Medicina Social pela UFC, tendo defendido a tese “Associação da nutrição com a inteligência global de crianças de 7 a 13 anos de idade, matriculadas na escola pública de Fortaleza”.

Na docência, Maria Auxiliadora de Souza foi auxiliar de ensino no Departamento de Medicina Preventiva e Social (1963/1965); professora assistente de Medicina Preventiva no Departamento de Saúde Comunitária (1966/1980); professora do curso de especialização em Medicina do Trabalho, um convênio da UFC com Ministério do Trabalho (1974/1975), e do curso de especialização em Saúde Pública, convênio da UFC com Secretaria de Saúde do Estado.

Entre as atividades comunitárias nas quais atuou destacam-se como médica do Programa Saúde da Família, em Morada Nova (1998/2000) e Viçosa do Ceará (2001 e 2006/2007), e nos projetos Grupo da Paz (do qual foi a criadora), e Criança, Vida e Cidadania, em parceria com o Colégio Monsenhor Tabosa. A Profª Maria Auxiliadora de Souza criou, também, o grupo Esperança e outros sete grupos de idosos, voltados para a prevenção e controle da hipertensão e diabetes.

Como gestora, na UFC, a nova Professora Emérita exerceu as funções de diretora do Centro de Saúde do Instituto de Medicina Preventiva; foi chefe do Departamento de Saúde Comunitária e chefe do Ambulatório de Medicina Social. Para consultoria  foi chamada pelo Projeto Controle de Doenças Diarreicas no Estado do Maranhão; pelo Projeto Ações Integradas de Saúde (PROAIS), na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand; pelo Programa de Assistência às Favelas de Fortaleza (Proafa) e o de Viabilização de Espaços Econômicos para População de Baixa Renda, entre outros.

A Profª Maria Auxiliadora de Souza teve participação significativa como conferencista e palestrante em encontros, simpósios, seminários e congressos  nacionais e internacionais. Suas publicações científicas estão em periódicos do Brasil e do exterior. É autora dos seguintes livros: Manual de Socorro de UrgênciaAleitamento Materno ExclusivoElaFavela – nascer, crescer sobreviverAt the edge of development – health crisis in a transitional societyEnamorada e Médica no Interior: trabalhando e aprendendo.

Profa. Auxiliadora quando atuante em sua vida profissional. Profa. Auxiliadora em foto recente sendo abraçada pela Profa. Márcia Machado.