Disciplina “Saúde, Ambiente, Trabalho e Cultura” encerra atividades de 2017.1 com aula de campo

Data de publicação: 24 de julho de 2017. Categoria: Sem categoria

O módulo “Saúde, Trabalho, Ambiente e Cultura”, ofertado no 3º semestre do curso de graduação em Medicina, encerrou suas atividades letivas nos dias 04 e 05 de julho.

Ao final de cada semestre, os alunos desenvolvem atividades com foco principal nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em diferentes cenários. Neste semestre, as atividades ocorreram nas comunidades da Lagoa do Pecém e Parada, ambas situadas no município de São Gonçalo do Amarante.

As comunidades foram escolhidas devido a existência de diversas queixas e denúncias feitas junto a órgãos de fiscalização relacionadas à exposição a poluentes decorrentes dos processos produtivos da Siderúrgica e Termoelétrica do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

As atividades aconteceram em parceria com a Atenção Básica do Município, envolvendo diversos profissionais durante a sua realização.

Segundo o Prof. Marcelo Ferreira, “A exposição a contaminantes ambientais e ocupacionais é uma realidade que o setor saúde precisa enfrentar. Em comunidades vulnerabilizadas, esses poluentes podem trazer consequências graves para a saúde. Nossa intenção com essas atividades é sensibilizar os estudantes de medicina, desde o início da sua formação, para a importância de atentar para esses fatores presentes nos territórios e que influenciam direta e indiretamente no perfil de morbimortalidade da população”.

Ainda segundo Marcelo Ferreira, “dessa forma, a Universidade Federal do Ceará contribui para a formação de futuros médicos eticamente comprometidos com o cuidado integral à saúde, capazes de dialogar diretamente com as necessidades de saúde das comunidades em que atuarão”.

Fonte: Prof. Marcelo Ferreira, Coordenado do Módulo “Saúde, Trabalho, Ambiente e Cultura. Departamento de Saúde Comunitária/Faculdade de Medicina. Fone: 3366-8645/988173717