Departamento de Saúde Comunitária promove Seminário com os temas Graduação em Saúde Coletiva e Análise Conjuntural

Data de publicação: 15 de setembro de 2017. Categoria: Sem categoria

O Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (DSC/FAMED/UFC) promoveu, no último dia 21/09/2017, Seminário voltado para discussão de dois temas relevantes na área da saúde. Um primeiro abordou o cenário da Graduação em Saúde Coletiva em nosso país. Foram analisadas as características dos cursos de graduação em Saúde Coletiva existentes em nosso país, o perfil dos egressos e o campo de atuação dos mesmos. A UFC não possui ainda curso de graduação em Saúde Coletiva. A pertinência da criação de um curso de graduação desta natureza em nosso estado também foi discutida.

O outro tema debatido no Seminário foi a conjuntura atual e suas repercussões sobre as políticas públicas voltadas para a saúde. Foi analisado o cenário político e econômico mais recente, incluindo as medidas e reformas implementadas ou por serem aprovadas (ou não) pelos atuais governos federal e estaduais, e suas repercussões em políticas públicas como o Sistema Único de Saúde – SUS e o ensino superior na área da saúde.

Além da participação de professores da UFC, o Seminário contou com a participação de professores convidados. O Prof. Alcides Silva de Miranda é professor Associado dos cursos de graduação (Bacharelado) e pós-graduação (Mestrado Acadêmico) em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). O Prof. Cipriano Maia Vasconcelos é professor do Departamento de Saúde Coletiva da Iniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da atual Diretoria da ABRASCO. O Prof. Eurivaldo Sampaio de Almeida é professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Foram duas mesas de discussões de acordo com o cronograma abaixo. O evento foi aberto a toda comunidade universitária e contou com a participação de número significativo de professores do DSC/FAMED, alunos de graduação e pós-graduação, além de visitantes de outras instituições de ensino. A Direção da Faculdade de Medicina, na pessoa da Profa. Valéria Goes, e a Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da FAMED/UFC, na pessoa do Prof. Manoel Oliveira também se fizeram presentes.

Seminário do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/UFC

Data: 21/09/17

Local: Auditório Paulo Marcelo, térreo do Bloco Didático, campus do Porangabuçu

Mesa de Discussão 1 (9:00 as 12:00) – Graduação em Saúde Coletiva

Coordenação: Prof. Roberto da Justa (DSC/UFC)

Prof. Alcides Miranda (UFRGS)

Prof. Cipriano Vasconcelos (UFRN)

Profa. Maria Lúcia Bosi (DSC/UFC)

Mesa de Discussão 2 (14:00 as 16:00) – Conjuntura Atual e Repercussões nas Políticas Públicas para a Saúde

Coordenação: Prof. Eurivaldo Almeida (USP)

Prof. Alcides Miranda (UFRGS)

Prof. Cipriano Vasconcelos (UFRN)

Prof. Odorico Monteiro (UFC)

Debatedores Audiência Audiência

Fonte: Departamento de Saúde Comunitária/ UFC – Fone: (85) 33668o44 ou 8050.