Alunos do módulo “Saúde, Trabalho e Ambiente” realizam atividade de campo

Data de publicação: 17 de maio de 2018. Categoria: Sem categoria

Os alunos do módulo “Saúde, Trabalho e Ambiente”, ofertado no terceiro semestre para o Curso de Graduação em Medicina, realizaram suas atividades de campo nos dias 15 e 16 de Maio. Os participantes das ações neste semestre foram os Agentes Comunitários de Saúde de três Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Fortaleza e os Catadores de Materiais Recicláveis. Estes últimos mobilizados por meio de parceria firmada com a Cáritas Regional Ceará e Rede Estadual de Catadores .

Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar instrumentos relacionados à anamnese ocupacional, hábitos alimentares saudáveis, consumo de álcool, tabaco, dentre outros. Também realizaram a verificação de Pressão, Glicemia, além de medidas antropométricas. No próximo dia 13 de Junho os alunos retornarão à campo para fazer a devolutiva dos resultados colhidos junto aos participantes.

“Nosso desafio é proporcionar uma formação ética, humanista, crítica e reflexiva aos estudantes de medicina. Capaz de dialogar com as dimensões subjetivas, socioeconômicas e sanitárias no processo de cuidado em saúde. Buscamos com isso, a melhoria da qualidade da atenção à saúde, por meio de estratégias que fortaleçam a promoção da saúde e prevenção de doenças como eixos indispensáveis para a formação médica. Desse modo, acreditamos caminhar no sentido de promover uma práxis que se sustenta em um permanente e indissociável processo de reflexão e ação, de modo a construir um conhecimento compartilhado, socialmente referenciado e com retorno social”, como afirma o Professor Marcelo Ferreira, Coordenador do Módulo.

Fonte:  Prof. Dr. Marcelo Ferreira
Coordenador do Módulo “Saúde, Trabalho, Ambiente e Cultura”
Faculdade de Medicina